O papel do coaching para potencializar lideranças e resultados

Coaching executivo

O papel do coaching para potencializar lideranças e resultados.

A constante evolução das demandas de mercado, acompanhadas da necessidade de uma gestão estratégica cada vez mais eficaz, tem feito com que empresas de todos os portes invistam em programas de desenvolvimento e capacitação para seus quadros de liderança e equipes com o objetivo de aprimorar a performance organizacional.

Neste contexto, o coaching desponta como uma das principais e mais eficazes ferramentas utilizadas quando o assunto é desenvolvimento pessoal e profissional, em especial, dentro do contexto das empresas, quando se trata de assuntos como liderança.

Para iniciar o assunto, vamos entender o que é o coaching.

O que é Coaching?

O coaching é um processo que tem como objetivo levar o coachee (cliente) a identificar seus objetivos, superar obstáculos e alcançar o máximo de seu potencial. Isto acontece com o auxílio de um profissional qualificado, o coach, que através de conversas muito focadas e o uso de ferramentas específicas, estimula o coachee a identificar seus pontos fortes e pontos de melhoria e, tendo seus objetivos identificados, o auxilia na busca por suas soluções que o levarão à superação de obstáculos e atingimento dos objetivos desejados.

O coaching não deve ser confundido com a mentoria (onde o mentor geralmente compartilha experiências próprias). O coach age como um facilitador, ajudando o indivíduo a descobrir suas próprias soluções e a tomar decisões mais assertivas, sempre levando em consideração a sua individualidade.

Esse processo pode ser utilizado em diversas áreas da vida, mas quando abordado dentro do contexto empresarial, ele se concentra no aprimoramento de habilidades de liderança, comunicação e gestão de equipes.

O Crescimento do Coaching nas Empresas

O aumento na demanda pelos serviços de coaching nas empresas têm acontecido de maneira exponencial, não sendo um fato isolado. Segundo a PwC, o número de coaches certificados ao redor do mundo cresceu 33% entre 2016 e 2020, com a América Latina registrando um crescimento ainda mais expressivo, de 174%.

Isto demonstra o quanto empresas focadas em resultados por profissionais que possam ajudar líderes e equipes a alcançar melhores resultados no trabalho, seja em termos de desempenho, comunicação ou estratégias de negócios​.

Grandes empresas como Apple, Coca-Cola e Santander são exemplos de organizações que têm no coaching uma parte de suas estratégias de desenvolvimento de lideranças, investindo em programas que vão além do treinamento tradicional, focando na individualidade da liderança e em suas necessidades específicas​ (Money Times).

O Impacto do Coaching no Desenvolvimento de Lideranças

Existem estudos que demonstram que o coaching pode ser uma das abordagens que podem trazer os melhores resultados para o desenvolvimento de lideranças em uma empresa.

Uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review (revista de negócios associada à universidade de Harvard), aponta que 60% das empresas que utilizam o coaching consideram essa ferramenta “extremamente eficaz“, em comparação com apenas 35% que classificaram os treinamentos convencionais da mesma forma​​.

Isto mostra que as vantagens oferecidas por esta metodologia são significativas, em especial quando o objetivos é o desenvolvimento de habilidades comportamentais e interpessoais, que são fundamentais para líderes de sucesso.

O fato de o coaching focar nas particularidades de cada pessoa permite que seja trabalhados aspectos específicos como inteligência emocional, melhorias na comunicação, tomadas de decisão mais assertivas e também a gestão de conflitos, tendo como base as necessidades e circunstâncias de cada situação e das pessoas envolvidas.

Benefícios do Coaching para as Empresas

Os benefícios do coaching não se restringem apenas ao desenvolvimento individual dos líderes. As empresas que investem em programas de coaching acabam colhendo resultados financeiros significativos. Segundo a Harvard Business Review, 86% das organizações que adotaram o coaching conseguiram recuperar o investimento feito e conseguiram obter novos ganhos, seja em termos de aumento de produtividade, satisfação dos colaboradores ou melhores resultados financeiros​.

Outra melhoria que o coaching pode trazer no contexto organizacional está relacionado a melhoria da cultura organizacional ao promover um ambiente de aprendizagem contínua e de autodesenvolvimento, ocorrendo também um maior engajamento e retenção de talentos, melhoria na comunicação interna e na resolução de problemas. Isso acontece graças ao fato de que o coaching ajuda os líderes a desenvolverem uma visão mais clara sobre seus papéis e responsabilidades, além de estimular a colaboração entre as equipes.

Trata-se portanto de uma abordagem mais flexível, mais adaptável às necessidades indivíduais de cada pessoa, e essa capacidade de se adaptar as necessidades individuais de cada um faz do coaching uma ferramenta tão poderosa para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Desafios e Cuidados na Escolha do Coach

o coaching é um processo que pode trazer significados significativos para as empresas, mas alguns cuidados devem ser tomados. Isso diz respeito à escolha do profissional que prestará o serviço. Infelizmente, houve um crescimento muito grande no número de pessoas que se denominam coaches mas não passaram por uma formação adequada, o que reflete na qualidade profissional. É recomendado, portanto, verificar a formação do coach, que é conveniente que tenha formações que vão além do coaching, como gestão de pessoas, como psicologia, recursos humanos ou administração, pois o coaching bebe destas fontes, e que também tenha experiência na aplicação de técnicas de coaching​.

Conclusão

Com uma abordagem personalizada e focada no crescimento individual, o coaching se mostra uma ferramenta excelente para o aprimoramento de habilidades fundamentais de gestores, líderes e equipes. Sua eficácia é grande quando comparada à métodos mais tradicionais de treinamento, com destaque em seu impacto positivo tanto no desempenho individual quanto nos resultados financeiros das empresas.

Diante de um cenário tão competitivo como o atual, o investimento em programas de coaching pode ser uma estratégia inteligente e lucrativa, capaz de transformar o desempenho de seus líderes e a cultura organizacional como um todo, estando sempre atenta em escolher coaches capacitados e alinhados aos objetivos estratégicos da empresa.

Abraço à todos!
Paulo Pires – Apaixonado por desenvolvimento humano.
Analista de Perfil Comportamental DISC.

Pós-graduado em Gestão de Pessoas, Coaching Profissional e Pessoal e Marketing e Varejo.
Atualmente estudando Psicanálise e PNL.

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