Uma das coisas que um empreendedor deve estar mais atento é a relação entre Funcionários insatisfeitos e o impacto para a empresa.
A maneira como uma empresa se relaciona com seus colaboradores é um aspecto fundamental na gestão empresarial. Quando bem feito, este é um fator que pode fazer com que o colaborador esteja sempre engajado com os objetivos estabelecidos. Porém, quando feito de maneira deficiente, o efeito é o contrário, gerando insatisfação e até mesmo um desalinhamento por completo entre colaborador e empresa.
Algumas das razões mais comuns que levam um funcionário a ficar insatisfeito incluem a falta de reconhecimento por parte do empregador ou chefia, comunicação deficiente, execução de atividades que não fazem parte do rol de atividades do funcionário, conflitos no local de trabalho, dentre vários outros que poderia citar aqui.
As consequências, essas são sérias, tais como: Baixa produtividade, impactando nos resultados da empresa, aumento na rotatividade de pessoal, o que resulta em custos para o desligamento e para novas contratações, conflitos interpessoais, ambiente tóxico, clientes sendo mal atendidos, danos a reputação da empresa, dentre outros que trazem diversos prejuízos.
É muito importante que os empreendedores estejam atentos aos sinais que demonstram que existem funcionários insatisfeitos, entendo a relação que existe entre Uma das coisas que um empreendedor deve estar mais atento é a relação entre Funcionários insatisfeitos e o impacto para a empresa e principalmente, estejam abertos a encontrarem soluções que possam solucionar ou ao menos amenizar tal situação.
A promoção de um ambiente de trabalho saudável, atenção ao bem-estar do funcionário e uma comunicação eficaz são o ponto de partida, contribuindo não somente para o bem dos funcionários individualmente, mas também contribuindo para a sustentabilidade do negócio como um todo.
Abraço
Paulo Pires